27 formas de acelerar o metabolismo para queimar gordura e emagrecer

27 formas de acelerar o metabolismo naturalmente e perder peso mais rápido

Apostar em alimentos como batata doce, gengibre e iogurte ajuda a emagrecer.

Acelerar o metabolismo e queimar gordura é uma busca constante para muita gente que quer emagrecer rápido e conquistar um copro definido. A boa notícia é que algumas mudanças de hábito, especialmente na alimentação, podem ajudar o processo de queima calorias ao longo do dia. Confira 27 dicas que realmente ajudam a emagrecer.

Treinamento cardio ajuda a emagrecer?

Os exercícios cardiovasculares são cruciais para manter o metabolismo em pleno funcionamento. Em um estudo, pesquisadores descobriram que depois de 45 minutos de um treino de bicicleta as pessoas eliminaram 190 calorias acima de sua taxa metabólica, após 14 horas do treino. De acordo com o professor David Nieman, da Appalachian State University, apostar em exercícios de alta intensidade por 45 minutos, três vezes por semana, é possível perder um quilo de gordura a cada duas semanas, a partir da combinação de calorias gastas durante o exercício e as que são queimadas depois.

Pular o café da manhã é bom para emagrecer?

Depois de uma longa noite de jejum, seu corpo precisa de combustível para acelerar o seu metabolismo. Pular o café da manhã pode diminuir a capacidade do seu corpo a queimar gordura enquanto tenta conservar energia. Por isso, procure fazer uma refeição saudável dentro de uma hora após acordar, para manter o seu metabolismo ativo. Se você não tem tempo de manhã, deixe as coisas preparadas na noite anterior.

Dicas que ajudam a emagrecer rápido

27 dicas que ajudam a emagrecer rápido

Coloque os exercícios físicos na agenda

Os exercícios não queimam gordura apenas por conta da quantidade de energia que você está gastando. Eles realmente mudam o seu DNA para acelerar o metabolismo imediatamente.Os especialistas recomendam até uma hora de atividade para ver os benefícios, por isso, mantenha o agendamento do seu treino durante a semana para garantir que você não perca.

Ficar em jejum emagrece?

Você deve achar que abrir mão do jantar pode te trazer uma figura mais esbelta, mas é justamente o contrário. Pular refeições pode enganar o seu corpo e levá-lo a acreditar que não está recebendo comida suficiente e que deve armazenar mais calorias quando é alimentado. Manter os níveis de açúcar no sangue consistentes irão manter o seu metabolismo funcionamento de maneira apropriada, então garanta suas seis refeições diárias.

Estresse e mau humor engorda?

O estresse pode causar mais estragos do que apenas deixar você maluco. Na verdade, ele também pode desacelerar o seu metabolismo e atrapalhar a perda de peso. O hormônio do estresse, o cortisol, é o culpado: quando os níveis estão muito altos, ele inibe a habilidade do corpo de queimar gordura. Tire alguns momentos para respirar profundamente ou aposte em uma sequência de ioga para manter o seu metabolismo em funcionamento e acelerado.

Garanta a queima de calorias

Sem tempo? Você ainda pode se manter esbelto com um exercício para queimar 200 calorias. Um estudo recente mostrou que uma explosão pequena de exercício intenso pode ajudar a queimar 200 calorias a mais ao longo do dia. Então se você não tem tempo para a malhação, transpirar por alguns minutos é melhor do que nada! Aposte em exercícios simples e intensos logo após acordar, por exemplo, pular corda, polichinelos, saltos, etc. Uma média de 5 a 10 minutos diários vão manter seu metabolismo acelerado durante todo o dia e vão ajudar a perder peso mais rápido.

Comer antes de dormir engorda?

Isto não é uma piada, comer alguma coisinha antes de ir para a cama pode acelerar o seu metabolismo e ajuda a perder peso. Baixos níveis de açúcar no sangue fazem com que você tenha menos músculos, o que faz com que seu metabolismo se arraste. Por isso, mantenha-o ativo com um snack de 100 a 200 calorias antes de ir se deitar, para queimar calorias enquanto dorme.

Comer grãos integrais ajuda a emagrecer?

Carregados de fibras, os grãos integrais ocupam mais espaço na sua barriga, comparados com outros alimentos com o mesmo número de calorias. Eles também são mais difíceis de mastigar, o que tornam o ato de comer mais difícil e aumentam a queima de gordura em 10%. Sendo assim, não se esqueça de incluir o arroz integral, cevada, quinua e aveia em sua dieta.

Aposte nos exercícios intervalados

Se você aposta em exercícios cardiovasculares no mesmo ritmo todos os dias, você não está usando o seu tempo tão bem como poderia. Adicione intervalos de alta intensidade e queime mais calorias em cada sessão, e aposte também nas inclinações.

Polvilhe pimenta caiena

Existem alimentos que ajudam a emagrecer, entre eles a pimenta caiena, é conhecida por seu sabor picante e poderes de cura, mas ela também pode impulsionar o metabolismo aumentando a temperatura do corpo. Mas não se preocupe em cobrir seu prato com ela, uma pequena quantidade já é suficiente.

Treino de força e musculação ajudam a emagrecer?

Não negligencie o treino de musculação – ele é uma maneira poderosa de queimar gordura. Tenha como objetivo 120 minutos de exercícios de força por semana. Se não gosta de musculação, pode apostar em circuito com pesos para construir músculos ou no TRX.

Chocolate amargo na dieta

O chocolate amargo traz diversos benefícios para a saúde, e um deles é o fato de acelerar o metabolismo. Ele inclui dois ingredientes que atuam neste sentido: a cafeína e o antioxidante catequina. Apenas lembre-se de comer um quadradinho pequeno para não acumular calorias e gorduras.

Aposte na canela

Este é um ingrediente fácil de ser incorporado na dieta e é uma forma deliciosa de acelerar o metabolismo. Você pode salpicar um pouco em cima de uma fatia de pão integral, na sua tigela de aveia ou até mesmo em uma sopa.

Beba mais água para emagrecer

Não beber água suficiente pode fazer com que você se sinta fadigado. Um estudo mostrou que pessoas que bebem de 8 a 12 copos de águas por dia queimam mais gordura do que quem toma apenas quatro. Por isso, não se esqueça da sua garrafinha.

Durma mais e tranquilamente

Uma lista de benefícios está relacionada ao hábito de se dormir tranquilamente. Diversos estudos mostram que o ganho de peso está relacionado à privação de sono. Para acelerar o metabolismo, vale seguir a recomendação de se dormir de sete a oito horas por noite. Para garantir uma noite mais tranquila, desligue os equipamentos eletrônicos pelo menos 30 minutos antes de dormir. A luz emitida pelos equipamentos eletrônicos faz com que a mente encontre dificuldade para relaxar.

Amêndoas, as aliadas de qualquer dieta

Alimentos como amêndoas, castanha de caju e nozes são excelentes fontes de magnésio: o nutriente não só faz bem para a saúde do coração como também dá um belo ‘empurrãozinho’ no metabolismo.

Sopa de brócolis

A sopa vegetariana de brócolis, cremosa, é desintoxicante e muito saborosa. Além de ter muitas fibras, ao acrescentar pimenta de caiena e noz-moscada você adiciona sabor e um impulso a mais para queimar calorias.

Reduza o consumo de carboidratos processados

Todo o açúcar presente no carboidrato processado traz ao corpo calorias extras e muita gordura. Mantenha o seu metabolismo em movimento comendo pratos saudáveis e lanches que incluem proteína.

Use gengibre para perder peso

O gengibre é outro ingrediente que ajuda a “aquecer” os pratos, acelerando o metabolismo. Adicione fatias frescas do alimento às suas sopas, cereais ou molhos.

Coma iogurte

O cálcio presente nos alimentos lácteos podem aumentar o metabolismo, fazendo com que seu corpo queime gordura mais rápido. Os melhores resultados podem ser obtidos por meio dos produtos com baixo teor de gordura, como queijo, iogurte e leite, no lugar das opções fortalecidas com cálcio (como suco de laranja e suplementos). Conquiste estes benefícios comendo três produtos de origem láctea por dia e 1.000 ml de cálcio por dia.

Escolha as proteínas magras

Você já deve ter percebido que leva mais tempo para comer um peito de frango do que uma tigela de sorvete ou batata chips. Toda esta mastigação extra pode ser traduzida em 30% a mais de queima de caloria. As proteínas magras também exigem mais energia para serem digeridas, o que mantém você mais cheio e satisfeito por mais tempo. Quanto mais difícil for o trabalho, mais calorias você queima.

Smoothie para queimar calorias

Tomar café da manhã é uma das formas de acelerar o metabolismo, mas escolher o que comer pode ajudar ainda mais neste quesito. Experimente um smoothie refrescante usando iogurte grego, chá verde e canela.

Batata doce

‘Portátil’ e nutritiva, a batata doce é muito utilizada por quem pretende aumentar massa muscular e também pode ser usada para ajudar a perder peso, sendo uma opção saudável de snack. Ela não só é rica em muitos nutrientes, como vitamina A e antioxidantes anti-inflamatórios, mas também contem um hormônio que regula o açúcar no sangue, a adiponectina. Para reter mais os nutrientes, o melhor é cozinhar em água ou no vapor.

Caminhada ajuda a perder peso?

Levantar e fazer uma caminhada pode ajudar a digestão depois de uma refeição e acelerar o processo de queima de gordura. Estudos já demostraram que ficar sentado por uma hora ou mais reduz as enzimas responsáveis pela queima de gordura em até 90%. Faça das pequenas caminhadas um hábito, especialmente depois do almoço.

Tome chá verde

De acordo com o American Journal of Clinical Nutrition, tomar quatro copos de chá verde por dia ajudou pessoas a eliminarem seis quilos em oito semanas. Este tipo de chá contém catequinas, um tipo de antioxidante que aumenta o metabolismo em repouso em 4% (cerca de 80 calorias por dia).

Vinagre, o ingrediente secreto para perder peso

O vinagre pode ser o ingrediente secreto das melhores dietas para perder peso. Ele ajuda a manter a sensação de saciedade, e o vinagre de maça também já foi apontado em pesquisas como um aliado na queima de gordura corporal.

Acrescente mais frutas e vegetais nas suas refeições

Mastigar estes alimentos requer energia, por isso, prefira consumí-los em seu estado natural. Levar mais tempo para mastigar significa que seu cérebro tem mais tempo para registrar que o corpo está cheio, então você vai consumir menos calorias e começar a emagrecer mais rápido.

Fonte: Terra